Luane Martiniano - CRN3-42836
mail: info@mamachouchou.com

Sobre a importância de uma alimentação saudável na gravidez



Nosso corpo faz todo o possível para garantir a saúde do nosso bebê. Se falta algum nutriente na nossa alimentação, nosso corpo vai utilizar as nossas reservas, até um certo ponto, logicamente, para compensar essa falta, como retirar cálcio dos nossos ossos, por exemplo, o que é algo incrível, se você parar para pensar. Nós somos mães mesmo antes dos nossos filhos nascerem, já sacrificando a nossa saúde para garantir a deles. Isso pode até te trazer certo alívio, mas é muito importante cuidar de você também, para poder cuidar melhor do seu bebê, para ajudar o seu corpo a passar por essas mudanças, para evitar o surgimento de certas complicações, para as suas reservas não terem que ser mobilizadas, pois afinal, você vai precisar de muita energia e muita saúde uma vez que o bebê estiver no pedaço.

Os benefícios de uma alimentação saudável e adequada durante a gravidez são:

  • ganhar peso de forma saudável, sem medo e sem nóia :)
  • fornecer ferro: você precisa de muito ferro durante essa fase, o que não é uma tarefa fácil. O ferro é necessário para o transporte de oxigênio dos nossos pulmões para o resto do nosso corpo, ele está relacionado com o nosso metabolismo energético. Especialmente se for vegetariana ou vegana você terá que escolher os seus alimentos com cuidado e ingerir boas fontes de vitamina C, já que ela melhora a absorção do ferro.
  • fornecer cálcio: esse mineral não é essencial só para a saúde óssea, mas também para a contração muscular, para a transmissão do impulso nervoso, dentre diversas funções.
  • fornecer Omega 3: esse tipo de ácidos graxos é muito importante para o desenvolvimento neuronal do seu bebê (DHA em particular) e é muito importante assegurar que está ingerindo o suficiente, especialmente no 3° trimestre.
  • a Vitamina D é muito importante também, especialmente se você tem histórico de pressão alta ou diabetes na sua família. Essa vitamina exerce um papel muito importante na saúde óssea e no sistema imune também. O seu status de vitamina D depende basicamente da sua exposição ao sol e do seu consumo de peixes gordurosos. Muitas pessoas têm deficiência dessa vitamina no mundo todo e é importante checar seus níveis dessa vitamina no sangue.
  • fornecer fibras: mães com um consumo de fibras alto tem menor risco de desenvolver pré-eclampsia durante a gravidez. Fibra e água trabalham juntas, então não se esqueça de se hidratar! 
  • fornecer antioxidantes: o volume extra de sangue a as mudanças que o corpo sofre aumentam o estresse oxidativo, por isso precisamos garantir a presença desses protetores na  nossa alimentação para auxiliar esses processos. Tradução: ingerir mais frutas e hortaliças, preferencialmente as da estação.
  • e muito mais :) 


Se alimentar de maneira saudável é fácil para algumas pessoas, mas para outras é uma luta constante por diversos motivos. Em parte por falta de tempo, em parte por conta do grande número de opções diferentes de produtos e locais para realizar as refeições, em parte por informações contraditórias sobre alguns alimentos, em parte porque somos humanos e nem sempre resistimos as muitas tentações.

 

A nutrição é muito importante para a sua saúde, mas não vamos esquecer que é um dos vários aspectos da saúde e um dos vários aspectos importantes dessa linda fase que é a gestação. É importante se sentir amada, curtir esse momento, se sentir segura, sentir que tem todos os tipos de apoio que considera importante, se sentir bem com as suas escolhas. 

 

Se tiver queixas ou dúvidas ligados à alimentação “extra-saudável” é interessante procurar aconselhamento nutricional com um profissional. Se você só se interessa por temas sobre nutrição e alimentação, esse blog está aqui para você :)



Write a comment

Comments: 2
  • #1

    Jessica (Wednesday, 23 September 2015 09:55)

    Interessante! Vou estar sempre de olho aqui!
    O legal de manter uma alimentação balanceada direcionada para gestação é também a confiança que terá sabendo que está oferecendo já tudo de melhor para o seu baby :)

  • #2

    Evan Hafer (Friday, 03 February 2017 15:13)


    Hello to every single one, it's really a good for me to pay a quick visit this web site, it consists of useful Information.